COC5430 - CONTABILIDADE COMERCIAL

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COC5430 - CONTABILIDADE COMERCIAL

1.OBJETIVO

Essa tela tem como objetivo apresentar uma visão demonstrativa do resultado da empresa, e assim os gestores consigam visualizar meta x realizado e também inserir fórmulas e organizar conforme precise gerenciar.

 

2.PREMISSAS

2.1.Privilégios

Para realizar alterações e inclusões em todas as abas desta tela, é necessário verificar no INF1220, no sistema COC5430, se a opção 'Operação TODAS' está ativada. Lembre-se de que esse privilégio pode ser configurado por Divisão, Empresa, Filial, Departamento e Seção. O passo a passo completo pode ser consultado acessando o manual através do seguinte link: http://manual.denvererp.com.br/inf1220.html.

 

2.2.Controle

Para realizar alterações e inclusões em todas as abas desta tela, o usuário deve estar habilitado no controle 778, que concede o privilégio para fazer o cadastro/analise de DRE na empresa na tela COC5430. O passo a passo completo pode ser consultado acessando o manual através do seguinte link: http://manual.denvererp.com.br/inf5004.html.

 

2.3. Gerar o lote

Gerar as movimentações contábeis de acordo com o lote selecionado, sendo estas específicas para cada situação, onde o sistema irá considerar as origens contábeis conforme configurado na visão, se for SCO (Fiscal - SCO1000) e ser for COC (Gerencial - COC5000). O passo a passo completo pode ser consultado acessando o manual através do seguinte link:

http://manual.denvererp.com.br/sco1000.html.

 

3.RESPONSABILIDADES

3.1. Usuários. Responsáveis por conferir e realizar a manutenção das fórmulas, além de organizar títulos e subtítulos, garantindo a precisão das informações.

3.2. Denver. Responsável pelo suporte diante de eventuais dúvidas.

 

4.PROCEDIMENTO

4.1.DRE

            Podemos dividir esta aba em 5 partes para facilitar o entendimento:

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4.1.1.  Quadro 1

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a.EMPRESA: Código da empresa responsável pela visão. Este campo é para identificar a empresa de consulta da visão, onde o usuário irá conseguir inserir somente a que está liberado no controle 778 e assim poder fazer somente consultas de visões liberadas para o seu usuário.

b.VISÃO: Código da Visão, quando for inserir uma visão nova ela é gerada automática

c.DESCRIÇÃO: Nome da Visão.

d.ORIGEM: Para identificar de qual contabilidade deseja fazer a visão, selecione entre 'SCO - Fiscal' ou 'COC - Gerencial'. Essa informação não pode ser alterada.

e.OMA: Determina uma visão para poder fazer um acompanhamento de meta x realizado e poder cobrar as metas através das entidades no OMA0050.

f.STATUS: Selecione o status como 'Ativo' ou 'Inativo'.

g.PLANILHA: Gerará uma planilha, onde a primeira aba exibirá a estrutura atual da visão, e a segunda aba mostrará, no campo 'SEQ_SEC_CTA_CONFIG', a referência utilizada na configuração para todas as empresas. Sempre que houver dúvidas em alguma geração, basta gerar a planilha e consultar a referência.

h.EMPRESAS: Ao salvar a visão, é necessário configurar quais empresas farão parte dela. Neste caso, ao cadastrar a Divisão de Negócio e não informar a empresa e filial, o sistema entenderá que todas as empresas e filiais pertencentes à divisão fazem parte da visão. Ou seja, caso uma nova empresa seja incluída nessa divisão, a visão automaticamente entenderá que ela também faz parte.

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4.1.2.  Quadro 2

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São os títulos da visão, que representam o primeiro agrupamento do DRE. Nesta parte, também é possível criar títulos de fórmulas, conforme as necessidades.

a.TÍTULO: Número do título, informado manualmente;

b.DESCRIÇÃO: Nome do título;

c.ORDENAÇÃO: Define a ordem em que o título será apresentado no DRE;

d.TIPO OPERAÇÃO: Identifica se o título é uma operação Título, Fórmula, ou uma fórmula%;

e.TIPO: Especifica se o cadastro está relacionado a Receita, Despesa ou Outros.

Quando o título for definido como fórmula, o botão 'Fórmula' será ativado, e quando você clicar em 'Fórmula', a tela abaixo será aberta.

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Caso a fórmula já esteja configurada, ela será carregada automaticamente. Se não houver nenhuma fórmula configurada, a tela ficará em branco.

A criação de uma fórmula é simples e existem dois tipos: Fórmula e Fórmula%. A primeira opção é utilizada quando não há envolvimento de porcentagem. Já o tipo Fórmula% é empregado quando a fórmula se refere a uma demonstração em percentual. Nesse caso, ao gerar um relatório, seja ele aberto ou agrupado, o sistema aplica a fórmula de maneira dinâmica.

A tela é dividida em duas colunas: a primeira permite informar o título, com a opção de selecionar via [F9], e a segunda coluna é destinada à operação matemática. Informe a parametrização e pressione [Enter], e o sistema automaticamente indicará o próximo campo a ser preenchido. Após preencher a fórmula, o próximo passo é clicar em 'Validar Fórmula', onde o sistema verificará se a configuração está correta.

Mesmo após a validação, a fórmula ainda não estará salva. Se a fórmula estiver 'OK' e você desejar salvá-la, basta clicar no botão 'Salvar Fórmula'.

 

4.1.3.  Quadro 3

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As aberturas dos subtítulos correspondem aos títulos cadastrados anteriormente.

a.TÍTULO: Código do Título;

b.SUBTÍTULO: Código do subtítulo referente ao título, informado manualmente;

c.DESCRIÇÃO: Nome do subtítulo;

d.% CONTRA RECEITA: Informa o percentual da despesa em relação à receita. Por exemplo, se a despesa de pessoal representa 38% da receita, esse valor será registrado aqui. Os identificadores de receita e despesa estão configurados no cadastro do título.

 

4.1.4.  Quadro 4

 

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Esta seção permite configurar a maneira como as contas e seções serão refletidas no DRE. Uma vez configurado, o sistema já aplicará a 'rubrica' do DRE, e, assim, os resultados e as metas refletirão automaticamente nessa configuração assim que processados.

Todos os campos a seguir permitem verificar a lista disponível na configuração da sua empresa, acionando [F9]. Além disso, há travas que permitem cadastrar divisão, empresa, filial, departamento e seção, conforme configurado no sistema da empresa.

 

a.REFERÊNCIA: Campo utilizado para facilitar a consulta e localização do registro relacionado à configuração;

b.TÍTULO: Código do título no DRE;

c.SUBTÍTULO: Código do subtítulo no DRE;

d.DIVISÃO: Código da divisão;

e.EMPRESA: Código da empresa;

f.FILIAL: Código da filial;

g.DEPTO: Código do departamento;

h.SEÇÃO: Código da seção;

i.CONTA: Código da conta contábil no quinto nível do plano de contas;

j.ENTIDADE: Código da entidade cadastrada.

 

4.1.5.  Quadro 5

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Este quadro 5, vamos dividir em 3 partes para melhor entendimento.

Parte 1 – Importação do Arquivo CSV: O sistema oferece recursos de importação, e, neste caso, disponibiliza um layout específico para esse processo, que pode ser baixado. Contudo, deve-se considerar as seguintes observações:

OBS 1: Ao realizar a importação, o sistema substituirá e atualizará os vínculos existentes pelos novos dados do cadastro importado;

OBS 2: É necessário verificar as contas que não possuem vínculos e utilizar o arquivo para realizar esses vínculos;

OBS 3: Para que a vinculação ocorra durante a importação, os títulos e subtítulos já devem estar previamente criados.

Parte 2 – Cadastro Entidades: Realizar o cadastro e a manutenção das entidades no sistema.

 

Parte 3 – Relatório, Planilhas e Analises: As funcionalidades são válidas tanto para a contabilidade gerencial quanto para a fiscal, ou seja, aplicáveis ao COC e ao SCO conforme definido no cadastro da visão. Ao acessar este botão, o sistema abrirá uma tela para gerar relatórios, planilhas para análise e processamento, conforme demonstrado a seguir.

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É necessário informar os parâmetros iniciais, sendo obrigatórios: data inicial e final, grupo de conta, para verificar as opções basta acionar [F9] e, para o relatório COC5401, definir a opção 'Aberto por', escolhendo entre as opções: divisão, empresa, filial e visão e clicar em ‘Processar Visão’.

a.Planilha Sem Vínculo Resumida: Essa funcionalidade permite realizar uma análise na contabilidade do período e gerar uma planilha com as contas que não estão vinculadas no DRE, possibilitando a verificação e análise para determinar se é necessário realizar o vínculo.

b.Planilha Sem Vínculo Detalhada: O sistema seguirá a mesma lógica do botão anterior, mas trará de forma detalhada todos os registros das movimentações contábeis sem vínculo para análise. Além disso, incluirá informações como a sequência contábil que originou o valor, bem como dados adicionais, como nota, fornecedor, cliente, entre outros.

c.Planilha Detalhada Visão/Material: Essa funcionalidade permite gerar uma planilha detalhada dos valores realizados e já vinculados na visão, incluindo todas as movimentações contábeis até o último nível (movimentação contábil, nota, fornecedor, cliente, valores, etc.). Com isso, é possível trabalhar da maneira desejada com a planilha e as notas de compras, detalhando o material que compõe o valor.

d.Relatório COC5439: É Relatório COC5439: Este é um relatório da visão realizada do DRE, gerado com base no último processamento feito da visão no período, considerando a visão cadastrada.

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Relatório COC5401: Este é um relatório demonstrativo da visão, gerado com base no último processamento realizado no período, considerando os parâmetros definidos. Ele permite visualizar um demonstrativo agrupado por Divisão, Empresa, Filial ou Visão, ajustando a exibição conforme a forma de agrupamento desejada.

Além disso, o relatório conta com a funcionalidade de Depara de Contas, que possibilita a conversão das contas do plano de contas usual, permitindo que o usuário visualize e compare os relatórios gerenciais em diferentes versões.

Para configurar essa funcionalidade, utilize a tela SCO1010 – Aba Contas Contábeis.

Para mais detalhes, consulte o manual no link:

http://manual.denvererp.com.br/sco1010.html.

 

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I.Aberto Por Visão: O sistema agrupa todas as divisões, empresas e filiais;

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II.Aberto Por Divisão: O sistema organiza o relatório por divisão;

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III.Aberto Por Empresa: O sistema organiza o relatório por empresa;

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IV.Aberto Por Filial: O sistema organiza o relatório por filial.

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V.Aberto Por Filial: utilizando a funcionalidade depara

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e.Analisar Visão: Será aberta uma tela para analisar toda a informação gerada e consolidada. O sistema exibirá a informação de forma detalhada, até chegar no lançamento de origem contábil, com base no último processamento realizado da visão no período, considerando os parâmetros definidos para a visão. Após clicar ‘Analisar Visão’, será exibida a tela abaixo, onde a cor verde indica que há abertura até a informação de origem, e as células sem cor representam fórmulas.

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Ao clicar ou pressionar [Enter], o sistema irá abrir por subtítulo, conta e meses. Ao navegar pelos meses, o sistema exibirá um resumo por seção e valor, juntamente com um quadro contendo todos os lançamentos contábeis que geraram a informação. É possível clicar nos botões 'SGF', 'SCM', 'COC' ou 'SCO' (dependendo da origem da visão) para acessar a origem do lançamento, lembrando que é necessário ter os privilégios adequados para acessar as telas. Também há a opção de gerar a planilha.

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