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Cadastro de Fornecedores, Clientes e Representantes
O sistema de cadastro de fornecedores, clientes e representantes tem por finalidade padronizar, organizar e registrar as devidas informações, dessa maneira se proporciona maior eficácia na busca dos registros, evitando duplicidade de cadastro.
Visando manter a agilidade, rapidez, o sistema foi programado para enviar e-mail com a aprovação juntamente com o código ou caso tiver alguma irregularidade no cadastro será enviado também um e-mail de recusa, dizendo o porquê de não ter sido aprovado.
FORNECEDORES
Para a efetivação do cadastro é necessario preencher todos os campos na ordem sequencial, geralmente esse cadastro é preenchido pelo(s) usuário(s) do RH e suprimentos.
A tela disponibilza o botão com a funcionalidade de anexar documentos, como por exemplo, a cópia do cartão CNPJ (http://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/cnpjreva/Cnpjreva_Solicitacao.asp), comprovante de conta bancária (cópia do cheque e ou do cartão e ou declaração do banco, etc...), com esses documentos anexados é mais fácil para o aprovador fazer a conferência do cadastro, além de contar com um arquivo digital para eventuais consultas. Após aprovado o sistema irá gerar um código de fornecedor.
Lembrando que esse procedimento de anexar documentos não é um campo obrigatório no sistema, então consulte a politica interna de sua empresa, caso adote esse tipo de procedimento os documentos devem ser gerados no mês vigente e no formato de PDF.
Para cadastrar o fornecedor basta preencher os campos abaixo:
Empresa: Pressionar [F9] para listar, selecionar ou informar o código da empresa;
Filial: Pressionar [F9] para listar, selecionar ou informar o código da filial;
Nome: Informar o nome do fornecedor;
Nome Resumido: Informar o nome resumido do fornecedor;
Nome Completo: Informar o nome completo do fornecedor;
Endereço do Fornecedor::.
Cep: Informar o CEP (Código de Endereçamento Postal) do fornecedor;
Endereco: O sistema retornará automaticamente o endereço, conforme o CEP;
Nº: Informar o número do endereço do fornecedor;
Complemento: Informar o complemento de endereço do fornecedor (Caso haja);
Cidade (F9): O sistema retornará automaticamente a cidade, conforme o CEP. Caso não seja informado o CEP, pressionar [F9] para listar, selecionar ou informar o código da cidade;
Bairro: O sistema retornará automaticamente o bairro, conforme o CEP. Caso não seja informado o CEP, informar o bairro do endereço do fornecedor;
Endereço de Cobrança::.
Cep Cobr.: Informar o CEP (Código de Endereçamento Postal) de cobrança do fornecedor;
Endereco: O sistema retornará automaticamente o endereço de cobrança, conforme o CEP;
Nº: Informar o número do endereço de cobrança do fornecedor;
Complemento: Informar o complemento de endereço de cobrança do fornecedor (Caso haja);
Cidade (F9): O sistema retornará automaticamente a cidade, conforme o CEP. Caso não seja informado o CEP, pressionar [F9] para listar, selecionar ou informar o código da cidade;
Bairro: O sistema retornará automaticamente o bairro, conforme o CEP. Caso não seja informado o CEP, informar o bairro do endereço do fornecedor;
Tipo: Informar o tipo de estoque do fornecedor (Caso haja);
Estoque Externo: Informar se o estoque do fornecedor é externo ou não;
Pessoa: Informar o fornecedor é uma pessoa física (Pessoa Física é um sujeito concreto que, assegurado pela Legislação, possui direitos e deveres simplesmente pela sua existência) ou jurídica (Pessoa Jurídica se refere sempre a entidades abstratas e depende da sua criação para que possam existir);
Micro Empresa: Informar se a instituição do fornecedor é uma micro empresa ou não;
Regime Especial: Informar se a instituição do fornecedor é pertencente ao grupo de regime especial (Regime especial é voltado para as microempresas e empresas de pequeno porte, mais conhecidas como ME e EPP. A finalidade principal é unir e diminuir o volume de tributos que são pagos por essas empresas);
Mercado: Informar se a instituição do fornecedor é pertencente ao mercado interno ou externo;
Cnpj: Informar o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) do fornecedor;
Fazer primeiro a consulta no site da receita federal se o CNPJ está ativo
I.E: Informar o número da inscrição estadual do fornecedor. A Inscrição Estadual é o número de registro de uma empresa, no estado onde ela está estabelecida, para que o negócio possa produzir ou vender mercadorias no Brasil. Essa inscrição torna o responsável pela empresa um contribuinte do estado;
Insc. Municipal: Informar o número da inscrição municipal do fornecedor. É a identificação do contribuinte no Cadastro Tributário Municipal;
Prest. Servicos: Informar se o fornecedor é um prestador de serviço;
Cpf: Informar o CPF (Cadastro de Pessoa Fisica) do fornecedor;
R.G: Informar o RG (Registro Geral) do fornecedor;
Data Nascimento: Informar a data de nascimento do fornecedor;
Cnae: Informar o CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas) do fornecedor. É o instrumento de padronização nacional por meio dos códigos de atividade econômica e dos critérios de enquadramento utilizados pelos diversos órgãos da Administração Tributária do país;
Optante Pelo Simples Nacional: Informar se o fornecedor é um optante pelo simples nacional ou não;
Irpf: Informar o IRPF (Imposto de Renda sobre Pessoas Físicas) do fornecedor;
Telefones: Selecionar o tipo e informar o número de telefone do fornecedor;
Contato: Informar o nome de contato do fornecedor;
Email: Informar o e-mail do fornecedor;
Observacoes: Informar as observações, caso necessário;
Site: Informar o site do fornecedor;
Tipo/Subtipo (F9): O tipo de fornecedor é fixo. Pressionar [F9] para listar, selecionar ou informar o código do subtipo de fornecedor;
Conta Contabil: Informar a conta contábil;
Obs: Informar uma observação referente a recusa;
Usuario: O sistema retorna automaticamente o usuário que efetuou a aprovação ou recusa do cadastro;
Cadastro: O sistema retorna automaticamente a data do cadastro;
Seq.: O sistema automaticamente o número da sequência de cadastro;
Botão Dados Complementares
Caso necessário, [CLICAR] no botão para anexar arquivo;
[CLICAR] no botão para aprovar o cadastro;
[CLICAR] no botão para recusar o registro;
Após recusar o cadastro, o usuário que efetuou o cadastro receberá um e-mail da recusa do cadastro;
CLIENTES
O cadastro de cliente é realizado através do preenchimento da tela abaixo, geralmente realizado por parte do(s) usuário(s) do setor comercial. A tela conta com a funcionalidade de anexar documentos em PDF, como por exemplo o cartão CNPJ (http://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/cnpjreva/Cnpjreva_Solicitacao.asp) e o CCC – Cadastro Centralizado de Contribuinte (http://www.sintegra.gov.br/), esses documentos além de arquivo digital ajuda na conferência dos dados inseridos no sistema para aprovação do cadastro, o sistema não obriga a anexar documentos, portanto verifique a política interna de sua empresa, caso a empresa exija que os documentos sejam anexados, os mesmos devem ser gerados dentro do mês vigente.
Após aprovado o sistema irá gerar um código de cliente e o mesmo ficara disponível para o financeiro fazer análise de limite na tela SGE2040.
REPRESENTANTES
Essa tela é interligada com o registro que o comercial realiza no sistema e em seguida pelo departamento de cadastro, onde todos os dados serão revisados e aprovado, gerando um código. A tela deve ser preenchida de forma sequencial. Ela também conta com a funcionalidade de estar anexando documentos, como por exemplo o cartão CNPJ (http://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/cnpjreva/Cnpjreva_Solicitacao.asp), o anexo não é obrigatório, portanto deverá respeitar a política interna de sua empresa.
Lembrando que toda documentação anexada deve estar no formato PDF e ser gerado no mês vigente, conforme print.