COM0220 – PEDIDOS - ME

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COM0220 – PEDIDOS - ME

1.OBJETIVO:

 

         Utilizada para efetuar pedidos de vendas no mercado externo. Ela permite criar, aprovar e emitir pedidos de venda, além de possibilitar a gestão completa dos processos relacionados a pedidos internacionais, conforme as regras e necessidades da operação.

 

2.PREMISSA:

 

2.1.        Solicitar acesso às telas – INF1220;

2.2.        Liberar controles na tela INF5004: - 770: FILIAIS QUE USAM O NOVO CADASTRO TRIBUTARIO (FIS0010).

 

 

3.PROCEDIMENTO

3.1.   Emissão de pedido

 

 Tela dividida em seções: Dados Globais, Embarque, Operação, Logística, Banco Remessa.

 

Dados Globais: Inclui informações essenciais para o pedido, como a empresa, filial, departamento, seção, cliente, referência do pedido, agentes comerciais envolvidos (Agente 1 e Agente 2), e os detalhes sobre a comissão (valor) e seu tipo (paga no país, conta gráfica, deduzir da fatura, a remeter, sem valor, despesa financeira);

 

Embarque: Registra informações essenciais para o transporte das mercadorias, como modalidade de transporte, Incoterms (Tipo de frete), incluir frete, embalagem (ex: emb pallet, emb SIF), local e porto de embarque, valor do frete, percentual de seguro, marcas dos produtos, porto de destino e proforma invoice (fatura preliminar).

 

 

Operação: Esta seção registra informações relacionadas à transação comercial, incluindo: Tipo de operação, comércio, idioma, moeda, liberado faturamento, condição de pagamento, desconto, valor de despesas acessórias, rastreabilidade.

 

Logística: Gerencia a movimentação, armazenagem e expedição das mercadorias, incluindo a previsão de embarque, envio de amostras e pedidos de amostras, quantidade de containers necessários, redespacho de mercadorias, identificação do cliente final e referência do cliente para rastreabilidade do pedido.

 

Banco de Remessa: Refere-se à movimentação financeira, utilizado para transferências internacionais.

 

COM0220 - 0001

 

Pedido: Preenchimento automático, quando finalizado o processo de criação de pedidos;

Data Emissão: Preenchimento automático, de acordo com data e hora da inclusão;

Situação: Status do pedido, alteração é automática conforme as etapas dentro do processo; padrão é status pendente ou em digitação, a alteração é através dos botões ou conforme o pedido é usado no processo muda a situação automaticamente. Este campo nele mesmo não é permitido alteração manual.

Consulta Aprovação: Usado para demonstrar em pedidos já criados, se possui aprovação ou não, em caso de possuir regra de aprovação.

 

Dados Globais:

 

Empresa/ Filial: Pressione [F9] ou informe os dados da Empresa e Filial;

Depto/ Secao: Pressione [F9] ou informe os dados do Departamento e da Seção;

Cliente: Classe 2 (automático), Subclasse 3 (informar), Cód. Cliente pressionar [F9] para visualizar e selecionar ou digitar;

Referência: Informar (se tiver), informar o código que referencia o processo de exportação;

Agente – 1: Classe 4 (automático), Subclasse 3 (informar), Código do Agente 1 pressionar [F9] para visualizar e selecionar ou digitar;

Comissão: Informar (se tiver);

Tipo de Comissão: Informar (se tiver), selecionar Paga no País;

Agente – 2: Informar (se tiver), Classe 4 (automático), subclasse 11 (informar), Código do Agente 2 pressionar [F9] para visualizar e selecionar ou digitar;

Comissão: Informar (se tiver);

Tipo de Comissão: Informar (se tiver), selecionar Paga no País;

 

Embarque:

 

Transporte: Selecionar se será Rodoviário, Marítimo, Aeroviário e Courier;

Tipo Frete: Clicar na seta e selecionar, os mais comuns são o CFR, FOB e CIF;

 

Conceito de CFR: CFR (Cost and Freight) que em português pode ser traduzida por “Custo e Frete” é aplicável apenas nos transportes marítimos e fluviais, ao usar o incoterm CFR em contrato, os riscos passam para o comprador no porto de partida quando as mercadorias são entregues a bordo do navio, enquanto os custos são responsabilidade do vendedor, nos termos do contrato de transporte, até que a mercadoria chegue ao porto de destino acordado, sem descarga.

Conceito de FOB:  FOB (Free on board) que em português pode ser traduzida por “Livre a bordo”. Neste tipo de frete, o comprador assume todos os riscos e custos com o transporte da mercadoria, assim que ela é colocada a bordo do navio. Por conta e risco do fornecedor fica a obrigação de colocar a mercadoria a bordo, no porto de embarque designado pelo importador.

Conceito de CIF: CIF (Cost, Insurance and Freight) que em português, pode ser traduzida por “Custo, Seguros e Frete”. Neste tipo de frete, o fornecedor é responsável por todos os custos e riscos com a entrega da mercadoria, incluindo o seguro marítimo e frete. Esta responsabilidade finda quando a mercadoria chega ao porto de destino designado pelo comprador.

 

CFR - custo da mercadoria e frete sempre inclui o frete
CIF - Cost, Insuranse and Freight / custo + seguro + frete
CPT - Carriage Paid To - O vendedor deve fazer a contratação do frete até o local designado. Todos os riscos, eventuais danos sofridos durante o transporte e custos adicionais que possam surgir serão de responsabilidade do comprador assim que a mercadoria esteja sob a posse do transportador principal
 
CFR, CIF e CPT as 3 opções são PREPAID e frete no custo da Mercadoria (todos que iniciam com C e D são PREPAID )
 
FOB e FCA - são COLLECT ( Todos que iniciam com E e F são COLLECT )

 

Incluir Frete: Selecionar (yes/ no);

Para frete incluir frete como Yes (Sim), quando o valor do frete está incluso no valor do item;

Para frente incluir frete como No (Não), quando o valor do frete não está incluso no valor do item;

Emb. Pallet: Selecionar (yes/ no);

Emb. SIF: Selecionar (yes/ no);

Frete: Selecionar Prepaid ou Collect.

Conceito de Prepaid: O Frete principal é de responsabilidade do Exportador;

Conceito de Collect:  O Frete principal é de responsabilidade do importador;

 

Loc. Embarq: Pressionar [F9] e selecionar ou informar o local de embarque (origem);

Porto Embarque Pressionar [F9] e selecionar ou Informar o código do porto;

Vlr Frete: Informar o valor do frete;

% Seguro: Informar a percentagem do seguro;

Marcas: Informar (se tiver), geralmente utilizam para identificar ordem de compra, algum nome fantasia do cliente;

Porto Destino: Pressionar [F9] e selecionar ou informar o código do porto destino;

 

Operação:

 

Tipo de Operação: Pressionar [F9] e selecionar ou informar o código da operação;

Comercio: Selecionar se é atacado ou varejo;

Idioma: Pressionar [F9] e selecionar, ou informar o código do idioma;

Moeda: Pressionar [F9] e selecionar, ou informar a moeda;

Liberado Faturam.: Selecionar (yes/ no);

Cond. Pagto: Pressionar [F9] e selecionar, ou informar o código da condição de pagamento;

 

% Desconto: Informar a percentagem de desconto;

Vlr Despesas Acessórias: Informar o valor, este valor tem que está acordado com a moeda;

Rastreabilidade: Selecionar (yes/ no);

 

Logística:

 

Previsão de Embarque: Opcional, informar a data prevista;

Amostra: Selecionar (sim/ não);

Ped. Amostra: Selecionar (sim/não), em caso de amostra: Sim, informar o número do pedido de amostra;

Qtd Container Pedido: Informar (se tiver);

Redespacho: Selecionar (sim/ não);

Cliente Final: Pressionar [F9] e selecionar ou informar o código do cliente final;

Referência Cliente: Informar a Ordem de Produção;

 

Banco Remessa:

 

Pressionar [F9] e selecionar ou informar o código Banco Remessa.

Clicar em Salvar COM0220 - 0002.

Ao aparecer a mensagem “Registro gravado com sucesso” clicar em COM0220 - 0003;

Irá gerar o número do pedido automático, no campo Pedido.

 

COM0220 - 0004

 

COM0220 - 0005

 

Ao gerar o pedido o sistema direcionará para próxima aba.

 

3.2   ABA PESSOAS

Preenchido automaticamente conf. aba Pedido Exportação:

 

COM0220 - 0006

 

Agente -2 estava em branco na aba anterior, pedido exportação, por isso não carregou, lembrando que, deve estar alocado como 4-11;

Consig/Hc – Informar o cliente final, pressionar [F9] com o cursor no campo e selecionar e clicar em COM0220 - 0007;

Observações: Se atentar na instrução de alocações deste manual em 4 Informações Documentadas:

Premissas: SGE2200 - CLIENTE/ FORNECEDOR

O endereço de importador puxa do EXP4180, se tiver alguma alteração no endereço no SGE2200 precisa alterar também na tela do EXP4180.

Significados da aba Pessoas:

 

COM0220 - 0008

 

Agente 1: É o Representante ou cód. 570 VENDA DIRETA/ DIRECT SALES, quando não tem Representante;

Notify Party 1: Quem será notificado na entrega da mercadoria, normalmente o

próprio cliente;

Consig/ BI: Quem irá receber a mercadoria, normalmente o próprio cliente;

Importador: É o Cliente.

 

Após os cadastros da aba 2 o sistema direciona para aba 3 – Produtos

 

3.3   ABA PRODUTOS

 

Os produtos trazem as informações de acordo com o Cadastro do Produto no SCM1115.

 

COM0220 - 0009

 

Código: Pressionar [F9] para visualizar, selecionar e clicar em COM0220 - 0010 ou digitar o código do Produto;

 

COM0220 - 0011

 

C.Pgto: condição de pagamento carrega automático da primeira aba;

Idioma: carrega automático da primeira aba;

UV: Unidade de venda, preenche automaticamente de acordo com cadastro SCM1115, ou pressionar [F9] e selecionar a opção e clicar em COM0220 - 0012;

VV: Volume de venda, preenche automaticamente de acordo com cadastro SCM1115, ou pressionar [F9] e selecionar a opção e clicar em COM0220 - 0013;

UF: Unidade de Faturamento, preenche automaticamente de acordo com cadastro SCM1115, ou pressionar [F9] e selecionar a opção e clicar em COM0220 - 0014;

UE: Unidade de Embarque, preenche automaticamente de acordo com cadastro SCM1115, ou pressionar [F9] e selecionar a opção e clicar em COM0220 - 0015;

Qtde: Informar a quantidade;

Peso liquido: preenchimento automático, cálculo Qtde informada x fator de conversão cadastro do SCM1115;

Vlr. Venda: É o valor unitário, informar.

Vlr. Unit.: É automático e já com Desconto, se houver na aba Pedido Exportação.

- Vlr. Total: é automático, cálculo dos campos Qtde  x Vlr. Unit;

- Contramarca: N/A, pressione [TAB] ou [ENTER];

 

COM0220 - 0016

 

Pressione [TAB] ou [ENTER] para abrir a tela de entregas ou clique em C/E:

Botões:

COM0220 - 0017

CM: N/A

Pode ser dividido em mais de 1 data de entrega para o mesmo item, mas o total da soma das Qtd Prev Entrega tem que ser igual á Qtde informada na linha do produto:

 

COM0220 - 0018

 

Pressionar [ENTER] para sair da tela de cronograma de entregas

Se tiver diferente o total x Qtde o sistema gera um alerta:

 

COM0220 - 0019

 

Corrigindo a quantidade, pressionar [ENTER] volta para a tela de produto.

Informado todos os itens pressione o ícone COM0220 - 0020 para salvar.

 

3.4   ABA OBSERVAÇOES (OPCIONAL)

 

 Caso queira deixar alguma observação registrada no Pedido, incluir nessa aba “Observações”.

 

COM0220 - 0021

 

3.5   DUPLICAR PEDIDOS

 

 Clicar em COM0220 - 0022 para duplicar o pedido.

 Conferir os dados e alterar conforme necessidade.

 

COM0220 - 0023

 

Sistema gera um novo pedido neste exemplo 15518888, com as informações do pedido 15500001, mas é necessário validar as informações e se tiver algo que deve ser alterado, efetuar a alteração e salvar em COM0220 - 0024.

 

COM0220 - 0025

 

3.6   CONSULTAR PEDIDOS

 

 Clicar em COM0220 - 0026, ou pressionar [F7] para habilitar pesquisa;

       Informar o Número do Pedido;

 Clicar em COM0220 - 0027, ou pressionar [F8] para pesquisar.

 

 

3.7   CONSULTAR APROVAÇÃO DE PEDIDOS

 

 Clicar em COM0220 - 0028, ou pressionar [F7] para habilitar pesquisa;

       Informar o Número do Pedido;

 Clicar em COM0220 - 0029, ou pressionar [F8] para pesquisar

Clicar no ícone Consulta aprovação:

 

Caso não tenha aprovação aparecerá em branco:

 

COM0220 - 0030

 

Caso esteja aprovado, vai informar o aprovador data e hora.

 

3.8   RELATORIO

 

Botão Proforma Invoice

Não é necessário estar com o pedido aberto na tela para gerar o relatório.

Clicar no botão COM0220 - 0031;

 

COM0220 - 0032

 

Abrirá a tela do HBS0001;

 

COM0220 - 0033

 

Filtro escrito em vermelho significa que é preenchimento obrigatório, logo precisa informar todos os campos para clicar em gerar relatório.

Informe número do pedido pressione [TAB];

Informe ou pressione [F9] selecione o código do idioma e clique em COM0220 - 0034;

Informe ou pressione [F9] selecione o tipo do arquivo e clique em COM0220 - 0035;

Clicar no botão COM0220 - 0036.

 

COM0220 - 0037

 

COM0220 - 0038

 

3.9    UTILITARIOS – BOTÕES

 

COM0220 - 0039

 

 EM DIGITAÇÃO: ao clicar no botão efetua a mudança de situação Pendente para em digitação, para que o usuário possa alterar o pedido, e depois voltar para á aprovação e produção;

 PENDENTE: ao clicar no botão efetua a mudança de situação de em digitação para pendente, liberando o pedido para produção;

 ENCERRAR PEDIDO: ao clicar no botão efetua o encerramento pedido, exceto no caso de situação cancelada;

 CANCELAR PEDIDO: ao clicar no botão ele efetua o cancelamento do pedido, exceto nos casos de situação Embarcado ou Faturado.

 

Nota: Caso o pedido não tiver um produto vinculado, será necessário informar um produto para prosseguir com o cancelamento.

 

PRÓXIMO PASSO

VER MANUAL COM0320 ORDEM DE EMBARQUE – ME

 

4.   Informação documentada

 

A tela possui 3 versões, devido à alguns controles específicos de cada negócio.

 

Versão 1º

COM0220 - 0040

 

Versão 2º

 

COM0220 - 0041

 

Contém 1 botão Consulta aprovação, comparando com a primeira versão

 

Versão 3º

 

COM0220 - 0042

 

Nesta versão consta 2 abas, comparando com as 2 outras versões:

 

Aba Packing list: Arranjo de carregando através de agrupamento de pedido x produto x volume x palletização, ajuda na análise de medições de tamanho de container e volumes que serão carregados, realizado pelo departamento comercial em conferência com o cliente.

 

COM0220 - 0043

 

Aba Parâmetros Packing: consiste em efetuar o cadastro da configuração para utilização da aba packing list, neste caso, isso deve ser feito antes de gerar um packing:

Possui o objetivo de efetuar agrupamentos e definir altura, peso, e volume dos produtos, e palletizações, para atribuir as dimensões do carregamento.

 

COM0220 - 0044

 

Observação antes de criar um Pedido: são necessárias as premissas abaixo, ref. alocação das Pessoas do Pedido no SGE2000 e ter cadastrado o pais, porto, navio etc. no COM0040.

 

Premissas: SGE2200 - CLIENTE/ FORNECEDOR

No SGE2200/ Alocação:

Ter alocado o Agente 1 na Classe e Subclasse 4-3 (Representante);

Ter alocado o Consig/ HC na Classe e Subclasse 2-21 (Cliente Final);

Ter alocado o Notify Party na Classe e Subclasse 16-1;

Ter alocado o Consig/ BI na Classe e Subclasse 13-1;

O importador é o próprio cliente, e já consta alocado para Classe e Subclasse 2-3;

No SGE2200/ Classe e Sub.Classe/ pressionar [F7] para habilitar a pesquisa e pressionar [F8] para pesquisar (consultar), trará todos os cadastros existentes.

 

Premissas: COM0040/ abas: País/ País x Idioma/ Unidade x idioma/ Porto/ Navio

No COM0040/ abas: País/ País x Idioma/ Unidade x idioma/ Porto/ Navio:

Ter cadastrado o País;

Ter cadastrado o País e Idioma;

Ter cadastrado a Unidade de Medida e Idioma;

Ter cadastrado o Porto;

Ter cadastrado o Navio.

No COM0040 (ambas as abas), se pressionar [F7] para habilitar a pesquisa e pressionar [F8] para pesquisar, trará todos os cadastros existentes.