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Conciliação Bancária.
1.PREMISSA:
Para fazer o processo de conciliação bancaria, é necessário ter acesso as telas SGF0010, SGF7210, SGF7390, SGF7300, SGF7400 e SGF7420. Todas essas telas deverão ser solicitadas pelo INF1220. Vide manual da tela INF1220 – SOLICITAÇÃO DE ACESSO A PROGRAMAS.
Conferir se as contas a serem conciliadas estão cadastradas na tela SGF0010 como “bancarias”. Vide manual SGF0010- CADASTRO DE CONTAS CORRENTES;
Realizar carga inicial na tela SGF7210. Vide manual de apoio SGF7210- IMPORTAR MOVIMENTO DE CAIXA;
Cadastrar os saldos dos extratos na tela SGF7420. Vide manual SGF7420- SALDO INICIAL;
Solicitar liberação nos controles 831(SALDOS BANCARIOS - TRANSFERENCIAS E SALDO INICIAL) e 832 (SALDOS BANCARIOS - FECHAR E REABRIR SALDOS) na tela INF5004. Vide manual INF5004- GESTAO DE CONTROLES.
2. OBJETIVO:
Realizar a conferencia entre extrato e sistema, verificando se tudo que está no sistema efetivou no extrato e vice-versa.
3. RESPONSABILIDADES:
3.1 Usuario: Verificar as contas diariamente e manter a conciliação em dia.
4. PROCEDIMENTO:
•Acessar o banco que deseja conciliar e baixar o extrato da data a ser conciliada no formato fornecido pela FEBRABAN ou em OFX.
•Acessar a tela SGF7390 e fazer a leitura do extrato bancário;
•[CLICAR] no ícone e escolher o caminho no qual foi salvo o extrato;
[CLICAR] no ícone e escolher o arquivo que baixou do banco;
Ticar a linha do extrato que deseja conciliar;
[CLICAR] em ler arquivos, vai abrir uma caixinha com ok ou cancela, escolher a opção desejada;
Se a conciliação processar “com erros” [CLICAR] em consultar lotes que irá abrir a tela abaixo:
Incluir o cursor no campo banco e [CLICAR] em Incluir conta/movimento vai abrir a caixinha incluir conta/Processar? Escolher entre ok ou cancela;
Ao [CLICAR] em ok, abrira uma caixinha para escolher o banco ao qual refere-se o extrato;
Escolher o banco desejado e [CLICAR] em ok.
•Acessar a tela SGF7300 para conciliar o extrato lido;
•Preencher empresa, banco e período e [CLICAR] em consultar;
•Ticar a linha do extrato que deseja conciliar e [CLICAR] em pendentes.
Ao [CLICAR] em pendentes, o sistema será direcionado para a aba Pendentes arquivo;
A Aba pendentes arquivo irá mostrar do lado esquerdo o extrato lido e do lado direito as baixas e lançamentos efetuados em sistema pelo usuário;
Estando tudo ok, [CLICAR] dos dois lados da tela e [CLICAR] no botão Conciliar;
As diferenças são apresentadas nos campos Credito/Debito, se estiver valores iguais nos dois lados não há diferença, caso contrário sim;
Tarifas e rendimentos apresentados no extrato, poderão ser lançados diretamente na tela SGF7300, ticando a linha do extrato a que se refere o rendimento ou tarifa, e preenchendo o campo operação de acordo com o que deseja lançar e clicando no botão incluir; com essa ação gera-se um título na tela SGF0220 e já se concilia o lançamento automaticamente.
O campo complemento traz a informação do que se trata o debito ou credito ocorrido no extrato;
Para empresas que não fazem a leitura do extrato bancário via sistema, é possível conciliar apenas comparando os títulos lançados pela aba conciliação sem arquivo com o extrato bancário, estando tudo ok ticar todos e [CLICAR] no botão conciliar;
Caso faça uma conciliação incorreta, é possível desconciliar na aba conciliados.
•Preencher o campo banco e o campo período e [CLICAR] em consultar;
•Serão listados os títulos conciliados nesse período;
•Ticar o lançamento que deseja desconciliar e [CLICAR] no botão desconciliar;
•Os títulos voltarão para as abas pendentes arquivo e conciliação sem arquivo, para serem conciliados novamente após correção;
O último passo nessa tela é fazer a conferencia da conciliação, verificando se o mesmo valor que foi gerado no extrato em um determinado período, é o valor do movimento financeiro no sistema;
•Preencher empresa, banco, período e [CLICAR] em consultar;
•Se a situação vier IGUAL, está tudo correto, se vier DIFERENTE, é possível [CLICAR] duas vezes na linha ou no ícone para localizar em qual data está a diferença;
Obs.: Se o banco a ser conciliado, efetivar pagamentos ou recebimentos em dias não uteis, o sistema ficara com diferença, porque no sistema, as baixas realizadas em dias não uteis serão automaticamente transferidos para o próximo dia útil.
•Para finalizar o processo de conciliação, deve-se consultar o saldo da tela SGF7400 com o extrato bancário, estando ok, pode-se considerar o processo concluído;
•Preencher empresa, banco, data e [CLICAR] em consultar;
•Caso o valor do saldo esteja correto, existe a opção de fechar o saldo clicando no botão com a imagem de um cadeado fechado.
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