CONCILIAÇÃO BANCARIA

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CONCILIAÇÃO BANCARIA

Conciliação Bancária.

 

 

1.PREMISSA:

 

Para fazer o processo de conciliação bancaria, é necessário ter acesso as telas SGF0010, SGF7210, SGF7390, SGF7300, SGF7400 e SGF7420. Todas essas telas deverão ser solicitadas pelo INF1220. Vide manual da tela INF1220 – SOLICITAÇÃO DE ACESSO A PROGRAMAS.

Conferir se as contas a serem conciliadas estão cadastradas na tela SGF0010 como “bancarias”. Vide manual SGF0010- CADASTRO DE CONTAS CORRENTES;

https://youtu.be/RSuPMaebWiQ

 

Realizar carga inicial na tela SGF7210. Vide manual de apoio SGF7210- IMPORTAR MOVIMENTO DE CAIXA;

 

https://youtu.be/OBrHYpBZa9M

 

 

Cadastrar os saldos dos extratos na tela SGF7420. Vide manual SGF7420- SALDO INICIAL;

 

 

 

https://youtu.be/sOICllfmGYw

 

 

 

    Solicitar liberação nos controles 831(SALDOS BANCARIOS - TRANSFERENCIAS E SALDO INICIAL) e 832 (SALDOS BANCARIOS - FECHAR E REABRIR SALDOS) na tela INF5004. Vide manual INF5004- GESTAO DE CONTROLES.

     

     

 

2.     OBJETIVO:

 

Realizar a conferencia entre extrato e sistema, verificando se tudo que está no sistema efetivou no extrato e vice-versa.

 

 

 

3. RESPONSABILIDADES:

3.1 Usuario: Verificar as contas diariamente e manter a conciliação em dia.

 

4. PROCEDIMENTO:

 

Acessar o banco que deseja conciliar e baixar o extrato da data a ser conciliada no formato fornecido pela FEBRABAN ou em OFX.

Acessar a tela SGF7390 e fazer a leitura do extrato bancário;

[CLICAR] no ícone CONCILIAÇÃO - 0001 e escolher o caminho no qual foi salvo o extrato;

[CLICAR] no ícone CONCILIAÇÃO - 0002 e escolher o arquivo que baixou do banco;

Ticar a linha do extrato que deseja conciliar;

[CLICAR] em ler arquivos, vai abrir uma caixinha com ok ou cancela, escolher a opção desejada;

CONCILIAÇÃO - 0003

 

Se a conciliação processar “com erros” [CLICAR] em consultar lotes que irá abrir a tela abaixo:

 

Incluir o cursor no campo banco e [CLICAR] em Incluir conta/movimento vai abrir a caixinha incluir conta/Processar? Escolher entre ok ou cancela;

Ao [CLICAR] em ok, abrira uma caixinha para escolher o banco ao qual refere-se o extrato;

Escolher o banco desejado e [CLICAR] em ok.

CONCILIAÇÃO - 0004

 

 

https://youtu.be/SfSswmoKQL0

 

Acessar a tela SGF7300 para conciliar o extrato lido;

Preencher empresa, banco e período e [CLICAR] em consultar;

Ticar a linha do extrato que deseja conciliar e [CLICAR] em pendentes.

CONCILIAÇÃO - 0005

 

Ao [CLICAR] em pendentes, o sistema será direcionado para a aba Pendentes arquivo;

A Aba pendentes arquivo irá mostrar do lado esquerdo o extrato lido e do lado direito as baixas e lançamentos efetuados em sistema pelo usuário;

Estando tudo ok, [CLICAR] dos dois lados da tela e [CLICAR] no botão Conciliar;

CONCILIAÇÃO - 0006

 

As diferenças são apresentadas nos campos Credito/Debito, se estiver valores iguais nos dois lados não há diferença, caso contrário sim;

Tarifas e rendimentos apresentados no extrato, poderão ser lançados diretamente na tela SGF7300, ticando a linha do extrato a que se refere o rendimento ou tarifa, e preenchendo o campo operação de acordo com o que deseja lançar e clicando no botão incluir; com essa ação gera-se um título na tela SGF0220 e já se concilia o lançamento automaticamente.

O campo complemento traz a informação do que se trata o debito ou credito ocorrido no extrato;

 

CONCILIAÇÃO - 0007

 

Para empresas que não fazem a leitura do extrato bancário via sistema, é possível conciliar apenas comparando os títulos lançados pela aba conciliação sem arquivo com o extrato bancário, estando tudo ok ticar todos e [CLICAR] no botão conciliar;

CONCILIAÇÃO - 0008

 

Caso faça uma conciliação incorreta, é possível desconciliar na aba conciliados.

Preencher o campo banco e o campo período e [CLICAR] em consultar;

Serão listados os títulos conciliados nesse período;

Ticar o lançamento que deseja desconciliar e [CLICAR] no botão desconciliar;

Os títulos voltarão para as abas pendentes arquivo e conciliação sem arquivo, para serem conciliados novamente após correção;

CONCILIAÇÃO - 0009

 

O último passo nessa tela é fazer a conferencia da conciliação, verificando se o mesmo valor que foi gerado no extrato em um determinado período, é o valor do movimento financeiro no sistema;

 

Preencher empresa, banco, período e [CLICAR] em consultar;

Se a situação vier IGUAL, está tudo correto, se vier DIFERENTE, é possível [CLICAR] duas vezes na linha ou no ícone CONCILIAÇÃO - 0010 para localizar em qual data está a diferença;

CONCILIAÇÃO - 0011

 

CONCILIAÇÃO - 0012

 

Obs.: Se o banco a ser conciliado, efetivar pagamentos ou recebimentos em dias não uteis, o sistema ficara com diferença, porque no sistema, as baixas realizadas em dias não uteis serão automaticamente transferidos para o próximo dia útil.

 

 

https://youtu.be/MqfPSh6sR7c

 

Para finalizar o processo de conciliação, deve-se consultar o saldo da tela SGF7400 com o extrato bancário, estando ok, pode-se considerar o processo concluído;

Preencher empresa, banco, data e [CLICAR] em consultar;

Caso o valor do saldo esteja correto, existe a opção de fechar o saldo clicando no botão com a imagem de um cadeado fechado.

CONCILIAÇÃO - 0013

 

 

https://youtu.be/m4TRR3Ywo5s

 

5 FLUXOGRAMA

 

CONCILIAÇÃO - 0014