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OBJETIVO CONTROLE DE ESTOQUE
Controlar o estoque na empresa, onde permite ao gestor analisar o melhor nível de cada material, aperfeiçoar o processo de compras, melhorar os planejamentos e analisar os controles de perdas.
SOLICITAÇÃO DE COMPRA
1 – Processos para Gerar Estoque ou Não
O processo de controle de estoque começa na solicitação de material, onde temos tratamentos específicos para varias situações.
Quando vamos começar a fazer uma solicitação, o sistema obriga informar onde vai ser usado ou armazenado o material, esses e outros controles serão explicados abaixo.
1.1 – NO CADASTRO DE SEÇÃO tem um Flag onde determina se essa seção vai ser um almoxarifado ou Centro de Custo.
- Centro de Custo - O sistema obriga informar a aplicação 244 (Consumo com baixa automática) na solicitação do material, neste caso é quando já sabe o destino do material e não precisará controlar estoque, ou seja, quando entra a nota fiscal o sistema gerará o estoque e já irá realizar a baixa de consumo automático e gerará a despesa para o centro de custo que foi feita a solicitação.
- Almoxarifado – Quando for necessário controlar o estoque o sistema permite usar uma aplicação diferente de 244 (Consumo com baixa automática), neste caso o sistema gerará o estoque e será controlado conforme a necessidade de cada setor da empresa.
2 – NO CADASTRO DE MATERIAIS, quando é definido o grupo do material como serviço (15), o sistema não controla estoque, neste caso faz o mesmo processo do “Centro de Custo”, então deve prestar atenção para lançar o serviço onde realmente será usado.
3 – NA SOLICITAÇÃO DE PATRIMÔNIO, ou seja, o sistema origem da solicitação começou pelo sistema de “PAT”, onde também gera a baixa automática na entrada da nota e inicializa o controle do Patrimônio do Bem.
4 – Usar um tipo de nota que “Não” gera estoque, esse tipo é informado na entrada da nota fiscal.
Resumindo
Gera Estoque |
Não Gera Estoque |
Seção Classificada como "Almoxarifado" |
Seção Classificada como "Centro de Custo" |
Aplicação da Solicitação diferente de "244" |
Aplicação da Solicitação igual a "244" |
Materiais diferente do Grupo de Serviço "15" |
Materiais que estão no Grupo de Serviço "15" |
Solicitações Não feita pelo sistema “PAT” |
Solicitações feitas pelo sistema “PAT” |
Entrada de Nota com Tipo que gera estoque igual a SIM |
Entrada de Nota com Tipo que gera estoque igual a NÃO |
Exemplo de Solicitação
No cadastro de seção que define se é um “Centro de Custo” ou se é “Almoxarifado”
CADASTRO DE TIPO DE NOTA
ENTRADA DA NOTA FISCAL
CONTABILIDADE
Na contabilidade o sistema segue a configuração de GRUPO E OPERAçãO definidos junto SCO1040, esse Grupo e operação será vinculado ao material SCM0090, e dessa maneira definida a contabilização automática.
Segue um exemplo abaixo.
Podemos notar que a contabilização seguirá a seguinte ordem:
Débito- Almoxarifado
Crédito- Fornecedor
Ao ser utilizado o material seguirá a contabilização abaixo, e baixando esse estoque:
Débito- Insumos
Crédito- Almoxarifado
CONTROLE DE ESTOQUE
O sistema segue a tabela abaixo para movimentar estoque:
Tipo de Movimentação |
Gera/Baixa Estoque |
Controle |
Entrada de Nota Fiscal |
Gera Estoque |
Entrada de Nota |
Exclusão de Nota Fiscal |
Baixa Estoque |
Entrada de Nota |
Consumo de Requisição |
Baixa Estoque |
Controle de Consumo |
Devolução de Requisição |
Gera Estoque |
Controle de Consumo |
Ajuste de Credito |
Gera Estoque |
Controle de Movimentação |
Ajuste de Debito |
Baixa Estoque |
Controle de Movimentação |
Venda |
Baixa Estoque |
Controle de Movimentação |
Transferência |
Baixa Estoque Origem e Gera Estoque Destino |
Controle de Movimentação |
Devolução |
Baixa Estoque - Quando informado filial destino diferente da origem Gera estoque Destino |
Controle de Movimentação |
Empréstimo |
Baixa Estoque |
Controle de Movimentação |
Remessa |
Baixa Estoque |
Controle de Movimentação |
Na tela “SCM0240” abaixo podemos fazer a consulta informando a empresa/filial (campos obrigatórios) e os outros campos são opcional, também podemos fazer a consulta informando parte do material que fica na frente do campo do código do material.
Após a consulta o sistema traz os estoques agrupados por grupo de material, onde podemos navegar com o mouse para ir abrindo até nível do material, assim que selecionar o material, o sistema traz as informações dele, os estoques que possui nas filiais da empresa, as solicitações e ordens de compras pendentes, os fornecedores homologados, e os fornecedores que já forneceram esse material, também tem como analisar o Kardex, o fechamento entre outros.
Nesta tela também possuí os relatórios na aba “Relatórios”
Todo início de mês deve ser realizado o processamento do fechamento de estoque pelo SCM0105, ou seja, primeiro processar o fechamento, conferir (pode ser feito esses dois passos durante o mês para analisar o estoque), e depois de conferido e for referente ao mês anterior realizar o fechamento do estoque, após o fechamento o sistema bloqueia as exclusões de notas, pois o mesmo irá gerar o estoque e custo inicial do mês subsequente, esse fechamento é essencial para que tenha um custo preciso.
Os relatórios estão na aba “Relatórios”, os principais para analise são (SCM9003 e SCM9006)
CONTROLE DE CONSUMO
Digitar um consumo pelo SCM0140.
Seção: A seção do estoque.
Seção Destino: A seção onde será custeado o consumo.
Informar o material, a aplicação, o lote, a quantidade requisitara (solicitada) e a quantidade fornecida.
Nesta tela estão os relatórios referentes a consumo na aba “Relatórios”.
CONTROLE DE MOVIMENTAÇÃO DE ESTOQUE
Para realizar as outras movimentações de estoque é usado as telas abaixo, as mesmas possuem os relatórios na aba “Relatórios”.
TRANSFERÊNCIA MANUAL ENTRE DEPTO OU SEÇÃO
Informar a seção origem do estoque, e a de destino.
Informar o material, o documento (um identificador), o lote e a quantidade.
Lançamento para ajuste de estoque, pode ser feito também na tela SCM0220.
Para ajuste de credito (creditar o estoque) ou debito (debitar do estoque).
Esse lançamento irá realizar um movimento de credito ou um debito no estoque.
Para os ajustes, é necessário ter uma aprovação.
O aprovador deverá ser configurado pelo SCM0147, para o Depto/Seção (caso não preencher a seção, o sistema entende-se como "geral") com o Tipo “Requisitar/Aprovar”, e o “Aprova Ajuste” como “Sim”, conforme abaixo:
A aprovação/recusa do ajuste é feito pelo SCM0228.
Exemplo do relatório do SCM0773 “Kardex” (retirado na tela SCM0140 ou SCM0240)
SCM0270 – CONTROLE DE ALMOXARIFADO POR PEDIDO
Essa tela tem como objetivo controlar os processos de estoque de almoxarifado via sistema e tirando o fluxo de papel, tendo um controle de privilegio de quem pode realizar um pedido e aprovar, eliminando o erro de baixa com outro código de material/produto, podendo se organizar e adaptar uma cultura de entrega e se antecipar as mesmas.
O primeiro passo é configurar as permissões dos usuários para poder fazer, aprovar ou cancelar o pedido por filial ou seção (valida com a seção de destino do pedido) e também por determinados operações (Requisição de Consumo, Transferência...).
Exemplo de um pedido de Requisição de Consumo.
Exemplo de um pedido de Transferência Interna (outra seção).
Nessa aba é possível realizar a consulta dos pedidos pendentes do almoxarifado, ou seja, uma relação do que está pendente para entregar.
Separado com cores na linha para identificar as situações dos pedidos. O objetivo é se programar para poder fazer a entrega corretamente.
Através do botão “P” na tela acima, podemos ver o pedido para analisar e aprovar (se for o aprovador).
Através do botão “A” na página de pedidos pendentes, poderá atender o Pedido.
Confirmação da pessoa que entregou e a pessoa que recebeu.
Ao consultar novamente no SCM0240 já é possível verificar o estoque atualizado.
Relatório de “Kardex” do material por seção, que demonstra as movimentações.