<< CLQUE PARA EXIBIR O CONTEÚDO >> NAVEGAÇÃO : Módulos ERP > SCO > SCO1180 - CONTABILIDADE CÂMBIO |
1.OBJETIVO
Esta tela tem a finalidade de processar as informações contábeis relacionadas às variações cambiais geradas no sistema EXP. Após o processamento, essas informações devem ser integradas à contabilidade por meio da geração dos lotes 51/52/53/54/55 na tela SCO1000, aba gerar lote.
2.PREMISSAS
2.1.Módulo EXP
É essencial criar e verificar as informações nos módulos EXP. O passo a passo completo pode ser consultado no manual, acessível através do link a seguir, no tópico "Módulo ERP – Módulo EXP: http://manual.denvererp.com.br/.
2.2.Cadastro da taxa na tela SGE2060
2.3.Privilégios
Para realizar alterações e inclusões em todas as abas desta tela, é necessário verificar no INF1220, no sistema SCO1180, se a opção 'Operação TODAS' está ativada. Lembre-se de que esse privilégio pode ser configurado por Divisão, Empresa, Filial, Departamento e Seção. O passo a passo completo pode ser consultado acessando o manual através do seguinte link: http://manual.denvererp.com.br/inf1220.html.
2.4.Controles
Para realizar alterações e inclusões em todas as abas desta tela, é necessário verificar no INF5004, no sistema SCO1180, se o usuário está liberado em todos os controles. O passo a passo completo pode ser consultado acessando o manual através do seguinte link: http://manual.denvererp.com.br/liberacao-de-controle---inf500.html?zoom_highlightsub=inf5004.
3.RESPONSABILIDADES
3.1.Usuários. Responsável por conferir e realizar a manutenção dos contratos de exportações e suas variações cambiais.
3.2.Denver. Responsável pelo suporte diante de eventuais dúvidas.
4.PROCEDIMENTO
4.1.Aba cambio
É necessário processar o câmbio para calcular as variações cambiais. O cálculo é realizado da seguinte forma: subtrai-se o valor final (em reais) do valor da entrada (início do processo). O resultado dessa subtração representa a variação cambial, que pode ser positiva (registrada como ativo da empresa) ou negativa (registrada como passivo da empresa).
a.Empresa: Informar o código da empresa cadastrada;
b.Filial: Informe o código da filial. Se a empresa tiver mais de uma filial, você pode deixar este campo em branco para processar todas as filiais.
c.Data Inicial: Informar a data inicial (formato DDMMAAAA);
d.Data Final: Informar a data final (formato DDMMAAAA);
e.Taxa: O preenchimento será feito automaticamente pelo ERP, utilizando a taxa do dia indicada no campo "Data Final". A taxa utilizada será a cadastrada na tela SGE2060, na aba "Taxa de IVMS".
4.2.Aba consulta
Nesta aba é possível realizar a pesquisa, realizando diversos filtros. Pressionar [F7] para entrar em modo pesquisa, digite as informações desejadas e pressionar [F8] para executar a pesquisa.
4.2.1.Aba consulta
Para ilustrar a origem das informações, utilizaremos um contrato de modelo com o número 308982249-4. O resultado é o seguinte:
I.Verificando o contrato no módulo EXP2010:
Quadro entradas
a.Moeda: Moeda negociada;
b.Vlr. ME: valor inicial do contrato;
c.Taxa cambial: taxa no momento da contratação;
d.Vlr. Moeda País: Valor convertido na moeda do país da empresa;
e.Data Crédito: data da concessão do crédito.
II.Conforme for feita as liquidações na tela EXP2010 na aba liquidação será gerada a saída no SCO1180:
a.Vlr. Liquidado: valor que está sendo liquidado, podendo ser total ou parcial;
b.Data Liquidação Exterior: data que houve a liquidação no exterior.
III.Após compreendermos a origem das informações do SCO1180, vamos prosseguir identificando essas informações no exemplo a seguir.
a.Quadro 1: podemos identificar que para o contrato 308982249-4, não temos um saldo anterior ao mês 05 de 2023, e que se trata de um tipo ACC;
b.Quadro 2: É apresentado o valor inicial do contrato na moeda de negociação, Dólar e na moeda corrente utilizada pela empresa, real;
c.Quadro 3: valor que está sendo liquidado no mês corrente na moeda de negociação, Dólar e na moeda corrente utilizada pela empresa, real;
d.Quadro 4: Temos o saldo conforme o valor inicial do contrato na moeda de negociação, o Dólar, e na moeda corrente utilizada pela empresa, o Real, já ajustado com a taxa do dia indicada anteriormente no campo 'Data Final', conforme demonstrado no campo 'Taxa'. Em seguida, calculamos o valor a ser corrigido, que é a diferença entre o valor do contrato e o valor liquidado no mês corrente. O resultado dessa subtração representa a variação cambial, que pode ser positiva (registrada como ativo da empresa) ou negativa (registrada como passivo da empresa).
4.3.Aba relatórios
4.3.1.SCO0011 - Saldo Cambio x Saldo Contábil
Ao clicar no relatório SCO0011, a tela a seguir será exibida para o preenchimento dos parâmetros de geração. |
4.3.2.SCO0300 - Relatório Avaliação do Ativo / Passivo
Ao clicar no relatório SCO0300, a tela a seguir será exibida para o preenchimento dos parâmetros de geração.
O usuário deve informar o código da Empresa, Filial, Ano, Mês e para informar o tipo de movimento e Fatura / nota que desejar, para isso basta pressionar a tecla [F9] sobre o campo, que apresentará a lista correspondente.
Após preencher todos os parâmetros, [CLIQUE] em 'Gerar Relatório'. O relatório será gerado em formato PDF no navegador, conforme o modelo a seguir, e, se desejar, poderá também ser exportado em formato Excel.
4.3.3.SCO1181 - Relatório Diferença Câmbio
Ao clicar no relatório SCO1181, a tela a seguir será exibida para o preenchimento dos parâmetros de geração.
O usuário deve informar o código da Empresa, Filial, Ano, Mês e para informar o tipo de movimento, basta pressionar a tecla [F9] sobre o campo, que apresentará a lista correspondente, e se desejar trazer uma conta especifica, basta pressionar a tecla [F9] e selecionar a conta desejada.
4.4.Contabilização
4.4.1.Geração do lote
Após processar o câmbio, o usuário deve gerar o lote na tela SCO1000, aba “Gerar Lote”. A seguir, estão listados os tipos de lotes que devem ser gerados para esse processo.
a.51 - Comissão
b.52 - Liquidação - 30%
c.53 - Entr. Ace / Bx. Acc
d.54 - Liquidação Cliente | Ace
e.55 - Variação – Exportação
•Para obter mais detalhes sobre como realizar a geração de lotes, consulte o manual de apoio disponível no link: http://manual.denvererp.com.br/sco1000.html.
4.4.2.Movimentação Contábil
Dentre os lotes gerados antes de verificar como serão gerados na contabilidade e importante entender o que será considerado em cada lote.
a.51 – Comissão: Considera as informações do EXP ignorando Amostra e os embarque que não estão finalizados;
b.52 - Liquidação - 30%: Considera as informações do EXP os controles de liquidações;
c.53 - Entr. Ace / Bx. Acc: Este lote ignora amostras grátis, ignora operação 4 = Pré Pagamento e operação 6 % Rec. Exterior;
d.54 - Liquidação Cliente | Ace: Considera somente a operação 4 = Pré Pagamento;
e.55 - Variação – Exportação: processa variação conforme cambio cadastrado na tela SCO1180.
f.