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1.PREMISSA:
Para ter acesso à esta tela, o usuário deverá solicitar no INF1220 – SOLICITACAO DE ACESSO A PROGRAMAS.
Validar os controles relacionados com a tela no INF-5004 GESTAO DE CONTROLES.
2.OBJETIVO:
Permite realizar lançamentos de recibo de pagamento autônomo (RPA), por meio da aba RPA. Como o profissional que presta serviços não emite nota fiscal, cabe às empresas contratantes, emitir o RPA, garantindo assim, que os impostos devidos sobre o serviço contratado serão recolhidos corretamente. Além do lançamento do RPA, é possível gerar alguns relatórios, através da aba RELATÓRIOS como, por exemplo: Listagem de RPA e Listagem de Mapa de RPA.
3.PROCEDIMENTO
3.1.Aba RPA - Lançamento de RPA
Na aba RPA, é feito todo o lançamento referente ao serviço prestado, contendo os campos a serem informados de retenção e descontos, como por exemplo: IRRF, INSS, ISS.
Para efetuar o lançamento, é preciso informar os campos abaixo:
Emp: Informar o código da empresa;
Fil: Informar o código da filial;
RPA: Sequencial gerado automaticamente pelo sistema;
DIRF: Selecionar o tipo da DIRF ;
: Campo opcional para informar a observação referente ao RPA;
Prestador: Informar o código do prestador;
Inicial: Informar a data inicial referente a prestação de serviço, na qual seja referente ao exercício atual, como por exemplo: Estamos no mês atual de maio/2024, então a data informada deve-se estar entre o período 01/05/2024 à 31/05/2024, caso informar a data referente ao mês anterior ou posterior, o sistema emite uma mensagem de alerta:
Final: Informar a data final referente a prestação de serviço, na qual seja referente ao exercício atual, como por exemplo: Estamos no mês atual de maio/2024, então a data informada deve-se estar entre o período 01/05/2024 à 31/05/2024, caso informar a data referente ao mês anterior ou posterior, o sistema emite uma mensagem de alerta:
Pagamento: Informar a data de pagamento referente a prestação de serviço;
Documento - NF Referencia: Informar o documento de referência;
▪Nota: Efetuar a digitação do documento no GED0010. Caso não esteja lançado no GED0010, sistema emitirá a mensagem abaixo:
Serie: Informar o número de série;
Modelo: Informar o modelo;
Ordem de Compra: Informar a ordem de compra, proveniente da tela SCM0170;
Valor Bruto: Informar o valor bruto do serviço prestado;
Vlr. Base IR: Informar o valor de base referente ao imposto de renda;
IRRF: Campo preenchido automaticamente pelo sistema;
INSS: Campo preenchido automaticamente pelo sistema;
ISS: Informar o valor do ISS;
Descontos: Informar o valor do desconto;
Vlr. Liquido: Campo é calculado em cima do VLR Bruto subtraindo os valores de IRRF, INSS, ISS e descontos;
Descrição: Descrição já é preenchida ao informar o campo prestador;
Inclusão: Campo preenchido automaticamente pelo sistema;
3.2.Aba Relatórios:
Nesta aba é possível gerar os tipos de relatórios de listagens de recibos de pagamentos autônomos de forma sintéticas e detalhadas, conforme imagem abaixo: