<< CLQUE PARA EXIBIR O CONTEÚDO >> NAVEGAÇÃO : Módulos ERP > SCM > SCM0105 - ATUALIZAÇAO DE ESTOQUE MENSAL |
1.PREMISSA:
1.1. USUARIO: Deverá ter realizado a entrada das notas do mês referente ao fechamento.
1.2. USUARIO: Para ter acesso à tela SCM0105 e COC5260, o usuário deverá solicitar o acesso na tela INF1220. Consultar manual da tela INF1220 - SOLICITACAO DE ACESSO A PROGRAMAS;
1.3. USUARIO: Estar parametrizado no controle 304 - SECOES QUE VAO CONTROLAR A CURVA ABC, na tela INF5004, para poder gerar o Excel com as informações correspondentes.
1.4. USUARIO: Estar parametrizado no controle 478 - IBERAR O BOTAO "REABRIR MES" DENTRO DA TELA DE FECHAMENTO - SCM0105, na tela INF5004, para poder ter a permissão de clicar no botão e realizar o processo de reabertura do mês.
2.OBJETIVO:
O fechamento mensal consolida os saldos de itens de uso e consumo, definindo a quantidade e o custo inicial do mês seguinte. Esse processo envolve:
•Controle de Estoques: Empresas que utilizam sistemas terceiros para gerenciar itens de produção (mercadoria para revenda, matéria-prima, embalagem, produto em processo, produto acabado, subproduto, produto intermediário e outros insumos) realizam o controle dos demais itens (material de uso e consumo, ativo imobilizado, serviços e outros) no ERP (módulo de suprimentos - SCM);
•Resolução de Diferenças: Em caso de inconsistências nos saldos por lançamentos incorretos, é necessário excluir a nota fiscal e registrá-la corretamente;
•Consolidação de Dados: Os saldos finais são a base para o Kardex, e a rotina de custo, podendo ser conferidos na tela SCM0105 - Atualização de estoque mensais > Aba Relatórios (movimento consolidados por seção e/ou resumidos);
•Integração com Outros Módulos: Para consolidar os consumos do SCM, é necessário executar a geração do lote 20 na tela COC5260 – Consumo Almoxarifado / Transferência Período.
3.RESPONSABILIDADE
3.1. USUÁRIO: Realizar o cálculo de SCM / uso e consumo e executar o fechamento do estoque mensal.
4. PROCEDIMENTO
4.1. Fechamento do Estoque Almoxarifado (SCM0105):
4.1.1. Efetuar o cálculo do SCM para uso e consumo;
•Aba Atualização Estoque Mensal > Cálculo do estoque mensal
•Filial: Informar o código da empresa/filial;
•Período: Informar o período (data inicial e final) que deseja efetuar o cálculo do estoque mensal;
Efetuar o cálculo de estoque, clicando no botão “Calcular SCM / Uso Consumo”
Sistema processa a rotina, e atualiza o tempo decorrido
Caso o mês anterior não tenha sido fechado, é retornada a seguinte mensagem
4.1.2. Fechar o mês, consolidando os saldos;
• Aba Relatório > Conferência do cálculo do estoque mensal: Após o cálculo do estoque, o próximo passo é conferir as informações calculadas e geradas por meio dos seguintes relatórios:
•SCM0105 - Atualização de Estoques Mensais (Aba Relatórios: Movimentos Consolidados por Seção e/ou Resumidos);
Exemplo: Relatório SCM9003 – Movimento Consolidado por Seção, esse relatório irá retornar informações de movimentações consolidadas: Estoque Inicial + Entradas - Saídas = Estoque Final.
Nota: Os campos destacados em vermelho, são de preenchimento obrigatório para a geração do relatório.
Nota: Em caso de inconsistências, verificar os Grupos e Status (Ativo ou Inativo) no SCM0060 e/ou revisar os lançamentos, ajustando eventuais divergências antes de finalizar o fechamento.
4.1.3. Efetuar o fechamento do mês, garantindo a continuidade dos dados, gerando o saldo inicial do Kardex e inicializando o custo do mês seguinte;
•Aba Atualizar Estoque Mensal > realizar o fechamento do mês estoque mensal:
Efetuar o fechamento do mês, clicando no botão “Estoque Mensal”
Sistema retorna a mensagem: Cálculo executado para este mês/data:
Clicar em OK e o sistema irá processar as movimentações:
Após processada a rotina das movimentações, sistema atualiza o tempo decorrido.
Após o fechamento do mês (movimentações), é possível gerar o Excel da Curva ABC, que apresenta informações como:
Materiais e suas descrições;
Quantidade e valor total dos itens;
Total acumulado e percentual de participação;
Classificação dos itens conforme a metodologia da Curva ABC, utilizada para priorizar a gestão de estoques, otimizando compras, armazenagem e controle de custos.
Após realizado o fechamento do mês (movimentações), caso necessário é possível reabrir o mês, através do botão:
4.2. Geração do Lote 20 (COC5260):
4.2.1. Após o fechamento, executar a geração do lote 20 na tela COC5260 – Consumo Almoxarifado / Transferência Período para consolidar os consumos registrados;
•COC5260 – Consumo / transferência período CC – Gerar o consumo do almoxarifado (Processamento lote 20 - Baixa todas as requisições de consumo conforme solicitação e consumo no seu departamento e seção correspondente);
Para processar o lote 20, acessar a tela COC5260 > Aba Consumo Almoxarifado e informar:
Empresa: Informar o código da empresa;
Filial: Informar o código da filial;
Período: Informar o período – data inicial e data final;
Mensagem: O sistema retornará automaticamente uma mensagem de confirmação após o processamento.
Clicar no botão para gerar o Lote 20 e consolidar os consumos do período informado.
Posteriormente, é possível consolidar a informação através do relatório:
Na tela COC5260 > Aba Relatórios:
Nota: Os campos destacados em vermelho, são de preenchimento obrigatório para a geração do relatório.
4.3. Conferência SCM0400 – Estoque Contábeis
Na aba Relatórios da tela SCM0400, é possível gerar relatórios de movimentação com o objetivo de consolidar o estoque final após o fechamento, proporcionando uma visão contábil do saldo, essencial para análises gerenciais e emissão de relatórios mensais.
5.DEMAIS FUNCIONALIDADES:
: Realiza a abertura do mês que já foi realizado o fechamento.
Impactos: Reabrir o mês pode afetar a contabilidade, incluindo a baixa de pagamentos, reprocessamento de DREs, e atualização de lotes contábeis, podendo resultar em custos e maior complexidade no processo.
Após realizada a reabertura do mês, é retornada a mensagem:
Nota: Necessário o usuário estar alocado no controle 478 - LIBERAR O BOTAO "REABRIR MES" DENTRO DA TELA DE FECHAMENTO - SCM0105 (INF5004).
Após a reabertura do mês e a realização dos ajustes necessários, é fundamental efetuar novamente o cálculo de estoque e fechamento do mês.
Para isso, acesse a tela SCM0105 > Aba Atualização Estoque Mensal e clique no botão "Calcular SCM / Uso Consumo" para recalcular e consolidar os saldos corretamente.
É retornada a mensagem:
Clicar em OK, para prosseguir com o recálculo do estoque.
Sistema processa a rotina, e atualiza o tempo decorrido
Para isso, acesse a tela SCM0105 > Aba Atualização Estoque Mensal e clique no botão "Estoque mensal" para fechar as movimentações e consolidar os saldos corretamente.
É retornada a mensagem:
Após processada a rotina das movimentações, sistema atualiza o tempo decorrido.
: Utilizado quando uma nova empresa é implantada e nunca realizou um fechamento.
•O sistema analisa a primeira entrada de nota fiscal e força o fechamento do mês correspondente a essa data.
•Exemplo: Se a filial foi implantada em janeiro/2025, mas o sistema ainda não possui um fechamento anterior, é necessário inicializar o fechamento de dezembro/2024 zerado. Isso permite que o sistema processe corretamente o fechamento de janeiro/2025, consolidando os saldos a partir da primeira entrada registrada.
Se o fechamento já tiver sido realizado anteriormente para a filial no período informado, o sistema retornará a seguinte mensagem: “Já existe um fechamento para esta filial no mês/ano”.
Exemplo:
5.1. Aba Relatórios: Na tela SCM0105 > Aba Relatórios, é possível gerar alguns relatórios de conferências e apoio.